quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Família......

Família.
Nós a escolhemos ou somos escolhidos por ela?
Que pergunta mais difícil.
O fato é que Família, na acepção mais antiga, é o primeiro núcleo humano onde somos depositados para viver alguns anos, aprender algumas coisas, desaprender outras coisas e, depois, partir para criar outra.....e assim a coisa continua.
Alguns não conseguem, ou não querem, criar a sua própria família, como é o meu caso. Preferi viver só e cuidar de alguns animais......
Descobri, pela numerologia, que sou "a irmã mais velha" de todo o mundo, aquela que deve cuidar dos outros, sempre, e não se incomodar com a sua própria vida. Pode ser verdade! Mesmo porque aos 8 anos de idade eu já cuidava do meu irmão caçula. As responsabilidades que me eram impostas por minha mãe - cuidar dos dois irmãos mais novos, fazer compras no mercado etc - talvez já fossem uma demonstração disso. Eu era cobrada! Eu assumia as responsabilidades sem discutir. Parecia que tinha um prazer nisso!
Hoje em dia, mais velha e mais sábia, me dei conta que nunca fugi de responsabilidades e que isso fortaleceu meu caráter. Que sou conhecida, pelos amigos e familiares, como uma pessoa confiável, honesta, íntegra. Mas pago o preço. E que preço!
Ninguém sabe quanto tempo tem de vida. Ninguém sabe quando a vida se extingue. Mas compartilhar e cuidar são ações cotidianas, visando o bem comum. Ser "irmã mais velha" da Humanidade é muita responsabilidade, com certeza.


Sevilha 1992


Nenhum comentário:

Postar um comentário