Uma das maiores invenções - ou descoberta? ou reinvenção? - sem dúvida, é a da fotografia. Com ela, e por meio dela, podemos recuperar tantas imagens fantásticas, recuperar o passado de nossos ancestrais e saborear o momento.
Tenho localizado muitas fotos antigas, de avós, bisavós e não resisti em compartilhar essa, onde aparece minha avó paterna - Yolanda Belgrano Mezzalira - aos 5 anos. É uma foto do comecinho do século 20. Só não sei onde foi tirada, talvez no interior do estado de São Paulo.
Minha avó morreu na década de 1980, com idade avançada, e era uma cozinheira de mão cheia. Os croquetes dela eram famosos! Comiamos sem fritar e roubavamos da forma de alumínio, sem que ela percebesse. Eramos crianças!
Excelente "crocheteira" e costureira, fazia de tudo. Meu vestido de formatura, do antigo ginásio, nos idos de 1968, foi confeccionado por ela, todo em piquet branco, com gola em croche.....um luxo.
Ela contava histórias sobre sua família, principalmente sobre seus tios, que a criaram, uma vez que perdeu a mãe em tenra idade. Falava das origens, em terras italianas, com muito saudosismo apesar de nunca ter estado lá.
Casada com Giovanni Mezzalira teve 3 filhos: Sergio (meu pai), Sidney e Daisa - a única ainda viva, com 87 anos.
Eu adorava ir à casa de minha avó, em Campinas, porque o porão era misterioso e cheio de histórias. Essa casa não existe mais, foi consumida por cupins.....Mas a memória dos entes queridos permanece para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário