domingo, 17 de abril de 2011

A família Mezzalira e o futebol amador

Pesquisando material para inserir no site, em homenagem ao meu pai – Dr. Sergio Mezzalira - e em meus blogs, encontrei uma foto maravilhosa de 1935, onde meu avô – Giovanni Mezzalira (ele aportuguesou para João) e outros representantes da sociedade campineira, preocupados com os rumos do esporte amador – notadamente o futebol – reuniram-se em 28 de fevereiro daquele ano, na residência do Dr. Francisco Ursaia, médico e presidente da Associação Athletica Ponte Preta, para fundar a Liga Campineira de Futebol. 

A fundação da Liga Campineira. Meu avô é o segundo, da direita para a esquerda, sentado




Que maravilha! Não é à toa que meu pai tentou o futebol de várzea, expressão típica da cidade de São Paulo, por se constituir em jogos de bairro e em áreas de várzea do rio Tietê, como ponta esquerda.... O time? Chamava-se “Nova Aurora” e tenho fotos para provar que ele existiu, de fato!
 
15/11/1953 – “Nova Aurora Futebol Clube”
Sergio Mezzalira à esquerda e Geraldo José Cardoso Alves, meu tio, à direita.
     
15/11/1953 – 2º quadro do “Nova Aurora Futebol Clube”
Sergio Mezzalira é o primeiro agachado à direita.
  
Segundo o site oficial da Liga Campineira, o futebol amador naquele município iniciou oficialmente em 1907. E, somente em 1935, representantes dos dois mais conhecidos times da cidade – Ponte Preta e Guarany – se uniram para assumir o controle do problemático futebol local.
Meu avô – João Mezzalira - fez parte, também, da Junta Provisória, composta pelos senhores Francisco Ursaia e Orlando Fernandes de Oliveira, representando a Ponte Preta e o senhor Durval F.G. Castanho, que em conjunto com meu avô eram representantes do Guarany. Esses quatro coordenaram os trabalhos até a eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e de Julgamentos, o que somente ocorreu em 2 de maio de 1935.
A história das sedes da Liga Campineira é um capítulo à parte. Vale a pena dar uma olhada no site oficial deles.....
Meu avô foi presidente do clube campineiro [Guarany] em duas oportunidades: em 1935/36 e, em 1942, dividindo a direção com Jaime Serra.
Quando ele morreu, em novembro de 1975, a bandeira do clube cobriu o caixão.
Quem souber mais coisas sobre o “Nova Aurora Futebol Clube”, entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário