Sempre me perguntam isso!
Incrível como as pessoas ignoram as coisas, não é mesmo? Tudo bem que "Palamedes" parece nome de remédio, mas ele surge um uma obra mundialmente famosa, que já virou filme com Brad Pitt......e mesmo assim desconhecem o personagem.
Palamedes pertence à mitologia greco-romana. Foi um príncipe grego que participou da Guerra de Tróia. Considerado um personagem justo, desmascarou Ulisses, o grande herói das epopéias [Ilíada e Odisséia] de Homero, que se fingia de louco para não guerrear. Aproveito esse espaço para explicar que Iliada é Tróia [Ilion, em grego] e que Odisseia é Ulisses [Odisseu, em grego]. Tem muita, muita gente que desconhece isso.......
Outras situações criadas contribuíram para aumentar o ódio que Ulisses nutria por Palamedes, devido ao seu posicionamento seguro e justo, contrário à longa duração da guerra dos gregos contra Tróia - mais de dez anos - e apontando falhas e traições do herói. Ulisses queria, portanto, vingança.
Palamedes era grego, claro. Assim como Agamenon, Menelau, Aquiles, Ulisses......todos citados por Homero. E Agamenon nutria simpatia por Palamedes, inflamando ainda mais o ódio de Ulisses. E a vingança chega sob a forma de um documento, forjado por Ulisses, supostamente escrito pelo rei de Tróia - Priamo, pai de Heitor e Páris - a Palamedes, sobre um tesouro, em ouro. Ulisses havia escondido esse ouro e acusou Palamedes de traição, publicamente. Isso bastou para que o pobre e justo príncipe grego fosse condenado à morte, por apedrejamento.
Palamedes também é citado por Ovídio nas Metamorfoses e na Eneida. Quem conhece Ovídio?
Vários autores consideraram Palamedes um dos heróis gregos mais talentosos por ter criado onze letras do alfabeto grego pelasgo, que foi introduzido na Itália; por ter inventado o farol, a balança; o uso da moeda, dos pesos e medidas - que serão importantíssimos durante o período da colonização portuguesa no Brasil no século16! - o jogo de xadrez, o jogo dos dados, sinais de fumaça para transmitir mensagens.......Não sabemos se tudo isso é verdade, mas até mesmo Platão, em seus Diálogos, descreve Górgias saindo em defesa de nosso Palamedes, injustamente condenado por algo que jamais poderia ter cometido: traição.
Os autores gregos e latinos citados podem ser localizados facilmente! E lidos!
De há muito esse autores não são conhecidos durante o ensino médio. Eu tive a honra e o prazer de descobri-los, ainda durante o antigo ginásio, quando a literatura ocidental era recomendada por todos os professores. Afinal, o berço da civilização nasceu na Grécia, certo? Eles inventaram a Democracia com escravos, não é mesmo?
E agora? Entenderam porquê eu escolhi Palamedes para me representar em meio digital?
Nenhum comentário:
Postar um comentário